Image Alt
  >  Notícias   >  Retirado do mercado AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 g
Urso de peluche doente

Retirado do mercado AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 g

O Infarmed retirou hoje do mercado o produto para crianças “AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 g”.

Este produto foi retirado por apresentar características e funções que não são compatíveis com a categoria de produto cosmético.

O Infarmed classifica “Produto cosmético” como qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo humano (epiderme, sistemas piloso e capilar, unhas, lábios e órgãos genitais externos) ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, modificar-lhes o aspeto, protegê-los, mantê-los em bom estado ou corrigir os odores corporais.

Segundo o Infarmed as características que este produto anuncia não são compatíveis com a classificação de cosmético, por isso foi ordenada a suspensão da venda. Os consumidores que adquiriram este produto não o devem utilizar e devem proceder à sua devolução.

 


O comunicado do Infarmed:

O produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 g – destinado especificamente a crianças com menos de 3 anos para combater os hematomas, nódoas negras, pancadas e inchaços – contém uma mistura de extratos de plantas e alega possuir propriedades curativas na inflamação, dor muscular e articular, pelo que apresenta características e funções que não são compatíveis com a definição de produto cosmético [1].

Pelo exposto e atendendo a que o uso deste produto pode colocar em risco a segurança das crianças, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a sua retirada do mercado.

Assim:

  • As entidades que disponham deste produto devem proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Adnpharma – Produtos Cosméticos e Farmacêuticos, Lda.
  • Os consumidores que possuam este produto não o devem utilizar.

 

O Conselho Diretivo

 

Link para o comunicado original